quarta-feira, 15 de abril de 2009

" Acredito em Obama "


Pois é, esperei que passassem semanas para entrar no assunto Obama. Gosto dele. Gosto da sua cara limpa, do seu sorriso bom, gosto da sua mulher graúda e enérgica, daquelas que não estão aí para brincadeiras, gosto das duas meninas encantadas com o que acontece ao seu redor, mas sem sinal de deslumbramento. Gosto quando ele se abaixa para beijar uma das crianças, ou quando anda com uma delas pela mão. Gosto do olhar que ele e a mulher trocam. Gosto de pensar que na Casa Branca mora uma família normalzinha e amorosa. Neste mundo cada vez mais louco, cruel, contraditório e às vezes simplesmente besta, Obama voltou a acender em mim uma ideia entre matreira e inocente de que afinal nem tudo está perdido, nem mesmo quando sofremos uma crise tão grave causada por irresponsabilidade, ganância, omissão e burrice.

Claro que ser um cara legal e aparentemente ter uma bela família não vai resolver o dramalhão mundial em que nos meteram ou nos metemos.

Gosto de Obama porque foi um passo contra o preconceito, que é uma doença da alma e uma peste da cultura. Não só porque um primeiro presidente negro nos Estados Unidos é um avanço, mas porque ele é preparado para esse cargo, ao que tudo indica. Estudado, viajado, objetivo, sereno, não vocifera nos discursos, não lança perdigotos sobre o microfone, não humilha nem insulta os adversários, mas sabe ser realista e severo quando fala em possibilidade de catástrofe caso os políticos não se cocem.

Por gostar de Obama, vivo entre contentamento porque ele parece querer honradamente sustar a derrocada, não americana mas mundial, e tristeza por não saber se qualquer ser humano, partido político ou país tem força para corrigir tão enormes malfeitos. Seja como for, da minha velha e teimosa decepção em relação a políticos e governos, por algum tempo está brotando, teimoso e alegrinho, algo com cara de esperança. Bipolarmente, enroscado nela, nota-se algo chamado descrença.


Texto de Lya Luft ( Revista Veja - 25 de fevereiro de 2009 )


Bom, devem tá achando que sou louco por colocar fotos de "Che" e agora postar algo sobre um presidente Norte-Americano. Nao sou doido. Obama é diferenciado apesar de está governando um país capitalista, e que eu odeio.Não vou me estender para falar mal dos EUA pq AGORA esse não é meu objetivo talvez na outra postagem eu faça isso.


esperto que tenham lido e gostado.


Abraço.

15 comentários:

.. disse...

adoreeei. :)

Anônimo disse...

Muito bom esse texto. Mas é difícil esquecer o que os EUA fizeram ao mundo. Da mesma forma que não dá pra esquecer o holocausto, ou a caça às bruxas da Igreja.

Nany disse...

Obama, é o unico presidente da qal fui com a cara'. E quem sabe não é ai que surge uma pequena esperança, de como diz o texto, que nada stá tão perdido assim.

bjos.

to te seguindo. Gostei do seu blog.

Castanha disse...

Olá amigo bloqueiro
Gostei muito da postagem, e é exatamente como penso também. Como já disseram por aqui, foi o único presidente no qual eu "fui com a cara". Ele parece com um ser humano de verdade quero dizer que sempre tive a impressão de que os presidentes são sempre a mesma "bosta", e que nem parecem humanos. Barack é Humano. É um presidente de verdade.

Espero que não nos decepcione. Pois confio muito nele e acredito que ele poderá sim mudar muita coisa, não só nos EUA, mas como também pelo mundo.

gostei muito de seu blog, estou se seguindo.E obrigada pela sua visita na "Castanha". Volte sempre que quiser.

Beijão, Diana Hattum

Vic Vivendo disse...

Bem eu tb sou anti-americana mas temos que saber sobre os EUA ler sobre ele, saber o que se passa nesse país. Gostei do trecho q fala (...) Não só porque um primeiro presidente negro nos Estados Unidos é um avanço, mas porque ele é preparado para esse cargo, ao que tudo indica.(...)
Estou te seguindo

Hércules Filho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hércules Filho disse...

Sr. Caio!!
Como estão as coisas? Vim agradecer a sua visita no meu blog e dizer que tbm estou seguindo vc. Meus parabens pelo seu blog!!

Quanto a postagem... Eu, ao contrário de você e da esmagadora maioria, gosto dos EUA kkkk, lá é um canto onde a coisa teoricamente funciona, funciona pro lado deles, mas funciona, e isso é uma das causas da sua má fama. Bem já em relação ao presidente Obama, eu - e o resto do planeta - sabe que o trabalho dele será melhor que o de Bush... Mas apesar de ainda ser bastante cedo pra dar um diagnóstico do seu perfil como presidente pros EUA e a suas influências para o mundo, ele ganha minha simpatia... Torço muito pelo trabalho dele e espero que ele "retome as rédeas" progressivamente com calma e classe.

Ficou extenso meu comentário mas é pq vc abordou um tema bom de se falar! ehehehe :)

Parabéns

Kamila Cedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lays. disse...

li e gostei. simpatizo com o Obama, ele é um choque direto nos EUA (do país eu não gosto) tanto na aprência quanto no nome e ta sobrevivendo, porque eu particularmente achei que ele não duraria um mês.
Belo texto, vou seguir seu blog tambem, é interessante.
Quanto não gostar do capitalismo, acho que somos dois.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ótimo post, blog super bacana mesmo !

bjs (L)

Barbara Galvão disse...

Muito bom mesmo esse texto!

Carol Caiana disse...

o obama é mara! hahaha eu confio nele, exemplo de superação e quebra do preconceito!

Adriano disse...

Olá obrigado pelo coments.. vou seguir seu blog tbm...

sobre o post... eu acho legal a imagem que o obama representa para os norte-americanos e paro mundo, mas em relação as perspectivas de gorveno, ideais, etc.. eu perfiro aguardar um tempopara tirar as minhas conclusões, já que os ultimos lideres dos EUA não me agradaram muito...

Castanha disse...

Olá amigo!!

Obrigada por me seguir. Qualquer sugestão de postagem é só enviar um e-mail para dhattum@hotmail.com

Beijão