
Não deixaria de fora esse assunto triste e ao mesmo tempo bastante importante.
O caos instalado no Rio de Janeiro é óbvio que não era previsível, eu disse o caos e não a chuva. A chuva estava prevista há alguns dias pela meteorologia.
O motivo das dezenas de mortes foi força maior ou descaso do governo ?
A maioria, senão a unanimidade dirá acertadamente que a culpa é quase que exclusiva do governo. Eu digo quase que exclusiva pois os moradores têm uma parcela ínfima de culpa pois ainda jogam bastante lixo nas ruas e nos rios. Cabe ao Governo do Estado, à Prefeitura, agora, arrumar moradia para os desabrigados e tirar os moradores que insistem em permanecer nas zonas de risco, ou seja, próximos de encostas e nós, como um povo consciente, ajudar do jeito que podemos. Nesse momento, a única coisa que o Estado pode fazer é isso, mas antes já era pra ter sido feito muita coisa, como por exemplo: Limpeza das galerias, dos bueiros, retirada - mesmo que coercitivamente- dos moradores das encostas, ser feita a contenção das encostas para nao ocorrer o desmoronamento.
Somente agora é que se propõem a realizar políticas para a prevenção de novos acidentes dessa magnitude. Agora que ja morreram centenas de pessoas ? Isso devia ter sido feito ou estar sendo feito há muuuuuuuito tempo.
Hoje que o TCU (Tribunal de Contas da União) foi descobrir que o Rio de Janeiro é uma das cidades que recebem menos dinheiro para a prevenção de desastres e que a Bahia é a campeã. Isso já tinha que ter sido descoberto há muito tempo, tendo em vista que a função deste tribunal é fiscalizar o capital da União.
O Governo e a prefeitura pediram 370 milhões ao Governo Federal para a reestruturação da cidade. Vamos ver como será feita essa reestruturação.
Uma coisa eu tenho certeza que todos concordam: Esse fato não pegou nada bem para o Rio de Janeiro, sabendo que vamos sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíadas.
MENOS CORRUPÇÃO, MAIS TRABALHO !!!