terça-feira, 2 de junho de 2009

Cotas nas Universidades


Esta imagem mostra a indefinição dos " jurados " na escolha de quem é ou nao negro.


A discussão sobre as cotas raciais voltou a vim a tona nestas últimas semanas devido a uma recurso de um deputado para o fim destas. O deputado afirma Inconstitucionalidade na lei que dispoe sobre cotas raciais nas universidades.

Nesta questão de cotas, cada um tem o seu ponto de vista.Nao sou a favor de cota alguma. Se tivessemos uma base sólida na educação pública lá atras, desde o ensino fundamental, esta lei seria inválida.
Esta pode ser entendida como uma jogada do Governo para amenizar os problemas, visto que o aluno se forma em condiçoes ruins e pode concorrer a uma vaga na universidade em pé de igualdade com os alunos de bons colégios devido à cota. Ou seja, nos dão um ensino fundamental e médio de baixíssimo nível e lá no final tentam tapar o sol com a peneira fazendo uma cota.

Olhando por outro lado, vendo o lado das pessoas que nao tem a mínima condição de pagar um ensino de qualidade é bom este sistema. Mas nao o sistema de cota racial - por cor - e sim o sistema de cotas sociais que visam a condição financeira do aluno de custear seu estudo superior.

7 comentários:

Vinicius disse...

Nenhuma cota é boa.

Bom é educação fundamental de qualidade.

Bom é emprego real e decente pra todos.

Unknown disse...

eu sou a favor de ensino fundamental e médio adequados.

Lays. disse...

Concordo com o seu ponto de vista. Eu, por exemplo, não posso pagar um curso particular e estou tentando na UnB que tem essa palhaça de cotas racias. As cotas deveriam ser sociais. Mas pelo que eu ouço quando vou visitar o pessoal de lá, eles dizem que essa palhaça foi motivada pelo "ataque" dos alunos que moravam na casa do estudante contra os africanos. Mas sinceramente? Eu também atacaria eles, eles acordam muito cedo e colocam umas macumbas na maior altura... experiencia propria haha.
O certo mesmo é um ensino mais digno, por que as escolas publicas está ridiculas na minha opinião.

Anônimo disse...

Eu entrei na UFSCar só com escola pública e 6 meses de cursinho da prefeitura e claro com a grandiosa graça de Deus, e tbm entrei pela cota de alunos de escola pública, mas acho que seria muito melhor se o governo melhorasse o ensino fundamental e médio, do que ficar piorando o superior, pois fazer cota é dizer que pessoas que estudam em escolas públicas ou são de raças diferentes não tem capacidade de entrar por esforço... além do que se essas pessoas precisam entrar por cota quer dizer que são menos favorecidas intelectualmente? Acho que ao invés de cotas, deveria se investir na melhoria do ensino, desde o parque até o colegial, pois são nas bases que se começa a educação e não no ensino superior.

Raíssa Christini disse...

A foto resume bem o absurdo que é a cota nas universidades.

Tapando o sol com a peneira, essa expressão nunca coube tão bem.

Os políticos se esquecem dos alilerces ou tem preguiça de mexer no que tá podre, daih arranjam um tapete pra encobrir a sujeira.

é isso ai, blog massa :)

Barbara Galvão disse...

Oooie, estou de volta com meu blog.Dá uma passadinha lá ;)
Beijos

POUSADA PEDACINHO DO CÉU disse...

Todos os argumentos utilizados por especialistas em educação estão voltados para a desigualdade social , tudo bem mais onde que o negro e o índio se encaixam nisso , a grande verdade é que não existe justificativa plausível para as cotas , o que acontece é que o governo tenta a todo momento uma forma de mascarar sua falha , e ao invés de tentar melhorar um lado porque o outro já esta bom , tenta piorar os dois para que se encontrem no mesmo patamar , e o investimento continue o mesmo , tudo está ligado exclusivamente a corrupção praticada por nossos governantes que dentro de um país democrático , ou pelo menos dito , não podemos opinar por leis por ele votadas , pela aristocracia vigente que infelizmente nós por sermos “obrigados “a votar os colocamos lá .